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Você conhece o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas?

A sigla em inglês CEFR se refere ao Common European Framework of Reference for Languages e é conhecida em português como Marco Comum Europeu de Referência para Línguas. Trata-se de um padrão, internacionalmente reconhecido, que descreve a proficiência em um idioma. Isso quer dizer que, sabendo o seu nível de acordo com esse padrão, você pode apresentá-lo, confiante, em qualquer lugar do mundo. Entender uma língua estrangeira de acordo com o Quadro Comum Europeu é fazer parte da comunidade bilíngue do idioma que você está estudando.

ESCALA GLOBAL

BÁSICO

A1 (Iniciante) – É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

A2 (Básico) – É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. 

INDEPENDENTE

B1 (Intermediário) – É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

B2 (Independente) – É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

PROFICIENTE

C1 (Proficiência Operativa Eficaz) – É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. 

C2 (Domínio Pleno) – É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Conheça o detalhamento da escala no link  https://www.cambridgeenglish.org/br/Images/126130-cefr-diagram.pdf

O CEC ALPHA IDIOMAS considera o nivelamento internacional, conforme proposto pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, ajudando o estudante a ser um cidadão do mundo no reconhecimento da sua fluência.


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