fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Blog do CEC Novidades

Por que ser bilíngue?

Ser bilíngue é falar dois idiomas (a língua materna e uma outra que seja falada em outros países). Atualmente, considera-se essa uma característica importante para que a pessoa aumente suas oportunidades no mercado de trabalho, mundo dos negócios e até mesmo nas relações sociais. Das pequenas empresas às grandes multinacionais, a comunicação em um outro idioma é um diferencial competitivo.

Está cientificamente comprovado que a pessoa bilíngue agrega benefícios para a vida como um todo, tais como:

– Melhora na concentração, habilidade adquirida ao longo dos estudos para se adquirir fluência, com exercícios de foco, atenção e disciplina para memorização do novo vocabulário.

– Memória fortalecida, já que aprender um novo idioma exige a prática de exercícios de memorização para treino da fala, escrita, leitura e intepretação em geral, potencializando a memória no uso da linguagem.

– Aprimoramento cultural, pois ao longo do curso o estudante é exposto a conhecimentos culturais referentes aos países falantes do novo idioma que ele está aprendendo, ampliando também seu repertório para se relacionar com outras pessoas.

– Capacidade de encarar desafios ampliada, sendo desenvolvida pela motivação e determinação que direcionam o estudante para a conquista do seu objetivo em se tornar bilíngue.

– Interpretação assertiva do que se lê e ouve, o que evita equívocos e leva à melhores resultados em testes importantes, palestras e fechamento de contratos.

– Velocidade de pensamento, desenvolvida pela prática ao se cumprir prazos nas entregas de exercícios e realização de vários tipos de provas.

– Facilidade em lidar com situações de pressão, uma vez que o estudante precisa interagir com o novo idioma em vários contextos como apresentações orais, por exemplo, tendo sempre uma audiência composta pelo professor e colegas de sala.

– Prevenção de doenças, já que está comprovado com a pesquisa realizada pela universidade da Califórnia que pessoas que falam mais de um idioma apresenta menos chance de desenvolver doenças da mente como o Alzheimer porque elas exercitam frequentemente o cérebro.

Como é possível observar, os benefícios em ser bilíngue podem favorecer para que qualquer pessoa tenha um perfil profissional ainda mais atrativo. Independentemente da área de atuação, qualquer líder deseja ter em sua equipe um colaborador com características que contribuam para resultados ainda melhores. Além disso, esses benefícios são desejáveis também para o aprimoramento pessoal e social. E aí? Vamos falar outra língua para usufruir de tudo isso?


Blog da CEC Relacionados

O espanhol é um idioma que tem adquirido expressividade ao longo dos anos, não apenas no Brasil, mas no mundo afora. Além dos artistas e cantores diversos que tem encantado com a sonoridade marcada da língua, os avanços em...
Saiba +
?>