fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Blog do CEC Novidades

Os benefícios em se falar espanhol

O espanhol é um idioma que tem adquirido expressividade ao longo dos anos, não apenas no Brasil, mas no mundo afora. Além dos artistas e cantores diversos que tem encantado com a sonoridade marcada da língua, os avanços em relação ao mercado de trabalho com a ampliação das oportunidades de carreira ficam cada vez mais evidentes, já que as empresas brasileiras têm cada vez mais relações comerciais com os países da América Latina e também com a Espanha. Só para você se animar ainda mais, saiba que o espanhol é umas das línguas mundiais de destaque da atualidade. É a segunda língua nativa mais falada do mundo. Mais de 500 milhões de pessoas falam espanhol como primeira língua. Você sabia, por exemplo, que o espanhol é a língua oficial de 21 países?

Veja mais algumas razões para trazer o espanhol para sua vida.

– Depois do inglês, o espanhol é a segunda língua mundial reconhecida como veículo de comunicação internacional, especialmente no comércio, sendo ainda a terceira língua internacional da política, diplomacia, economia e cultura, depois do inglês e do francês.

– Não se esqueça de que o Mercosul é o grande expoente brasileiro no cenário internacional. O bloco do qual o Brasil faz parte corresponde à quinta maior economia mundial com fortalecimento da economia para os países da América do Sul, em que o espanhol é a língua de uso predominante. Para quem quer interagir na negociação com os vizinhos ou fazer parte das grandes empresas que atuam no bloco, com certeza, precisará do espanhol como seu aliado.

– Não é só por aqui que o espanhol é importante. Na prática, cerca de  100 milhões de pessoas falam espanhol como segunda língua. Por ser popular nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, é o idioma mais ensinado nas universidades e nas escolas primárias e secundárias. Além disso, 13% dos falantes dos EUA tem o espanhol como primeira língua.

– O espanhol é a língua oficial dos países que fazem fronteira com o Brasil (com a exceção apenas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa). Vale lembrar que, dentre os nossos vizinhos, o Chile e a Colômbia possuem em sua literatura escritores consagrados, muitos deles ganhadores do Prêmio Nobel de literatura como Gabriela Mistral, Pablo Neruda e Gabriel García Márquez, o que também é uma motivação para mergulhar na cultura da língua espanhola.

– Falar bem o espanhol é a garantia de viagens mais prazerosas pela Espanha e Hispano- América. Fortalecer os vínculos com o país se torna natural quando se desfruta também da oportunidade em se compreender a realidade no meio dos nativos, utilizando a língua deles. Isso vale para passeios curtos como férias ou participação em congressos, como para oportunidades de vivências mais longas, como o caso de transferência de empresa ou graduações.  

Sabemos que o português e o espanhol são línguas que se parecem. No entanto, cada uma tem sua particularidade e saber falar bem cada idioma evita grandes equívocos na comunicação. A familiaridade pode contribuir para que um brasileiro aprenda espanhol de forma mais tranquila, sem subestimar as dificuldades que virão com as declinações dos verbos pelo caminho. Ocorre que nenhuma dificuldade está acima dos benefícios que a fluência do espanhol pode trazer. Como já dizia Charles Chaplin “A persistência é o caminho do êxito” e o domínio de um novo idioma está exatamente na atitude de persistir para alcançar o que se deseja.


Blog da CEC Relacionados

Ser bilíngue é falar dois idiomas (a língua materna e uma outra que seja falada em outros países). Atualmente, considera-se essa uma característica importante para que a pessoa aumente suas oportunidades no mercado de trabalho, mundo dos negócios e...
Saiba +
?>