fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Blog do CEC Novidades

Importância da certificação internacional de Inglês

A certificação internacional é o sonho de consumo de qualquer falante de língua estrangeira por conta da comprovação de proficiência consolidada no documento. Além disso, o certificado adequado pode abrir as portas para obtenção de um visto específico, ingresso numa universidade estrangeira ou até mesmo para pleitear uma vaga profissional no mercado mundial. No caso do inglês, há muitos testes disponíveis. Por isso, é tão importante ter a certeza do objetivo que se pretende alcançar e buscar informações sobre qual deles vai atender à necessidade. No caso das universidades, algumas são bastante específicas em relação ao teste que se deve apresentar, bem como a pontuação que se deve ter para um possível ingresso, considerando até mesmo o curso que se pretende estudar. Os testes mais populares, e geralmente aceitos pela maioria dos países, são o TOEFL e o IELTS. Mas é sempre importante conhecer as possibilidades para construção das experiências internacionais.

Test of English as a Foreign Language (TOEFL)

O TOEFL é aceito por mais de dez mil faculdades, universidades e agências em mais de 130 países, incluindo Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Na maioria das vezes, é realizado on-line em um centro de testes autorizado, em um teste conhecido como Teste TOEFL iBT.  Se o centro de testes não tiver acesso à Internet, também estará disponível um exame em papel (TOEFL PBT).

O teste dura um dia (talvez cerca de cinco horas) contemplando as quatro habilidades linguísticas: ler, escrever, ouvir e falar. Os participantes receberão uma pontuação para cada uma dessas quatro áreas e, em seguida, uma pontuação geral, em uma escala de 0 a 120.

International English Language Testing System (IELTS)

O IELTS apresenta dois formatos: Formação Acadêmica e Geral. O teste acadêmico do IELTS é para pessoas que se inscrevem para o ensino superior (cursos de graduação e pós-graduação) ou para registro profissional em um ambiente de língua inglesa. Consiste em características da linguagem acadêmica e avalia se o candidato está apto a estudar fora do país. Já o teste de treinamento geral do IELTS é para os estudantes que estão indo para países de língua inglesa para cursar o Ensino Médio, ou ainda, para aqueles que pretendem vivenciar uma experiência de trabalho ou programas de treinamento. É também um requisito para a migração para a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. O teste se concentra em habilidades básicas de sobrevivência em contextos sociais e de trabalho.

Reconhecido em todo o mundo como o TOEFL, o IELTS tem menos de três horas de duração, com a avaliação das habilidades de leitura, escrita, audição e fala. Uma vez concluído, será atribuída uma pontuação para cada seção – entre 0 e 9 (com 9 sendo a mais alta) e, em seguida, calculada a média para a nota final.

Cambridge Assessment English

Esse teste é composto por um conselho de exames oferecido por um departamento não docente da Universidade de Cambridge. Antes de 2013, era conhecido como o Cambridge ESOL e também como Cambridge English Language Assessment. É bastante reconhecido por oferecer qualificações em inglês há mais de um século, que são reconhecidas por mais de vinte mil universidades, empregadores e governos em todo o mundo. Os exames são apresentados em variedade de níveis que vão desde Iniciante até o Advanced, além do Business. É importante lembrar que a Cambridge também oferece certificações para aqueles que estudam ou trabalham em contabilidade, finanças ou direito internacional. O C1 Advanced, anteriormente conhecido como Cambridge English Advanced (CAE), é bem aceito também quando se solicita um visto de estudante. 

Há quatro seções que compõem o exame avançado C1 – Leitura e Uso do Inglês, Escrita, Audição e Conversação. Demora cerca de quatro horas no total e exige reserva em um centro de exames certificado pela Cambridge.

Pearson Test of English Academic (PTE Academic)

O PTE Acadêmico é um teste recente que surpreende pela rapidez e confiabilidade, com resultados após cinco dias úteis e medidas de segurança, como verificação de veias da palma da mão e análise forense de dados. Esse teste está disponível em mais de 50 países e é aceito para vistos de estudante na Austrália e Nova Zelândia, porém não é tão amplamente aceito como o TOEFL ou o IELTS. Mesmo assim, continua sendo uma certificação adequada para estudantes de graduação, pós-graduação e MBA.

O exame dura três horas e é composto por 20 tipos diferentes de tarefas, avaliando a fala, escrita, leitura e audição, com uma série de configurações da vida real. É feito em computador assim como o teste TOEFL iBT. Aqueles que fazem o teste receberão uma pontuação geral entre 1 e 90, bem como pontuações individuais para cada área de habilidades.  

Mais certificações

Existem outras certificações oferecidas por empresas de reconhecimento não tão abrangente como os quatro testes citados, mas que também atendem às necessidades específicas dos falantes de língua inglesa ao redor do mundo.

Ascentis 

Trata-se de uma empresa que oferece certificações focadas para aqueles que desejam estudar e/ou trabalhar no Reino Unido. 

City and Guilds (C&G) 

Apresenta certificações para Business, Communications e inglês geral. Além disso, eles oferecem certificações para jovens aprendizes, professores de inglês e conversação.

English Speaking Board International (ESB) 

As certificações ESB ESOL International são para alunos  não falantes nativos de inglês e que desejam obter uma alta qualidade, reconhecida internacionalmente no idioma. Ele é mapeado de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) e é projetado para alunos que são capazes de se comunicar de forma independente em inglês. 

London Chamber of Commerce and Industry (LCCI) 

Oferece, principalmente,  o inglês para estudantes de negócios, incluindo Comércio, Turismo, Indústria e Contabilidade.

Password 

É uma empresa parceira de centenas de universidades, faculdades, escolas e empregadores que desejam oferecer testes on-line de alta qualidade, incluindo testes de Empregabilidade e Matemática. 

Teaching Knowledge Test (TKT)

Direcionado para professores de inglês, o teste comprova a capacidade de se ensinar inglês com um certificado reconhecido globalmente, aceito em mais de 60 países.

Test of Legal English Skills (TOLES) 

É um teste com foco na melhoria do inglês no mundo do Direito. Os níveis são etapas progressivas para alcançar o padrão de inglês jurídico exigido pelos empregadores, como escritórios de advocacia comerciais internacionais, equipes jurídicas internas em empresas privadas e tradutores de alto nível. O TOLES possui centros de treinamento e exames em todo o mundo, na América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia. 

Trinity College London (TCL)

Organização reconhecida internacionalmente por oferecer certificações para artes cênicas como música, teatro, dança, etc. 

Um curso específico com aulas individuais acelera o aprendizado para a abordagem de cada teste, preparando o aluno para um resultado ainda melhor. Consulte-nos para uma assessoria completa.


Blog da CEC Relacionados

O espanhol é um idioma que tem adquirido expressividade ao longo dos anos, não apenas no Brasil, mas no mundo afora. Além dos artistas e cantores diversos que tem encantado com a sonoridade marcada da língua, os avanços em...
Saiba +
Ser bilíngue é falar dois idiomas (a língua materna e uma outra que seja falada em outros países). Atualmente, considera-se essa uma característica importante para que a pessoa aumente suas oportunidades no mercado de trabalho, mundo dos negócios e...
Saiba +
?>