Blog do CEC Novidades

Falar um novo idioma é um upgrade profissional

Não é mais novidade que o aprendizado do inglês tem se tornado quesito quase que obrigatório para o avanço profissional no mercado de trabalho. No entanto, com a globalização ampliada, inclusive pelas tecnologias, percebemos que outros idiomas ganham força e podem fazer a diferença para quem almeja alçar voos internacionais mesmo sem sair de casa. Os acordos comerciais, reuniões, capacitações são melhor aproveitados na língua nativa da empresa da qual o colaborador faz parte. Estar em home office em tempos de pandemia, fez com que os profissionais pudessem refletir melhor sobre o aproveitamento que se pode ter quando se é dono do próprio discurso, sem depender de terceiros para tradução da realidade que se faz parte.    

Capacitação Internacional

Um novo idioma abre as portas para se obter o que há de melhor nos países falantes da língua. Com o bombardeio de lives, palestras e cursos on-line, o profissional bilíngue é capaz de conseguir escolher as melhores, obtendo rapidamente um upgrade internacional para a carreira que, muitas vezes, acompanha um certificado de peso. Intercâmbios de trabalho podem facilitar na busca por uma formação técnica atrelada ao desenvolvimento da língua, trazendo um benefício profissional duplo. Para os amantes dos estudos e das pesquisas, não são raras as instituições estrangeiras que oferecem oportunidades até mesmo com bolsa de estudos. São atitudes que aumentam as possibilidades de trabalhar ou estudar fora do país na consolidação de uma bagagem de conhecimento exclusiva. Além disso, a pessoa bilíngue poderá impulsionar o seu networking no contato com profissionais da sua área no estreitamento de relacionamentos importantes utilizando a língua estrangeira que domina e transitando por várias partes do mundo na troca de experiências relevantes para o seu desenvolvimento profissional e acadêmico. Você conhece o Linkedin? Se ainda não tem seu cadastro profissional nessa rede, corra lá e veja como a sua atualização profissional diária é importante.

Você é páreo para a concorrência?

Incluir o inglês como habilidade no currículo já faz a diferença na participação de um processo seletivo. Imagine incluir o inglês e um outro idioma? Seja o espanhol, o italiano, o francês, o alemão, o japonês… Poder se apresentar com um idioma a mais (ou vários), além de impressionar, revela que o candidato possui disciplina e determinação. É muito mais do que apenas gostar de estudar. É abrir as portas e conquistar um objetivo que exige foco, investimento de tempo, seriedade e tantas outras qualidades que se estendem ao campo de atuação profissional também. Ser fluente em mais de uma língua é despertar a atenção do outro para você também. Toda possível contratação pressupõe um perfil de colaborador que agregue e supere as expectativas da empresa. Expressar o conhecimento técnico da área com fluência em uma outra língua é algo que não se vê sempre. É a qualificação do candidato com a comprovação de suas habilidades e aptidões diferenciadas ao falar um idioma a mais que vão despertar o olhar do recrutador entre os concorrentes. Ter um curso de idioma com bom aproveitamento pode ser crucial para a conquista da vaga dos sonhos.


Blog da CEC Relacionados

Ser bilíngue é falar dois idiomas (a língua materna e uma outra que seja falada em outros países). Atualmente, considera-se essa uma característica importante para que a pessoa aumente suas oportunidades no mercado de trabalho, mundo dos negócios e...
Saiba +