fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Blog do CEC Novidades

Destravando a língua

O primeiro contato com o novo idioma não é uma experiência tranquila e igual para todos. Às vezes, o medo de se expressar, vivências negativas ou a ausência de confiança em si podem trazer um tipo de “bloqueio” que acaba sendo associado à língua que se está aprendendo. A partir daí, o estudante passa a acreditar que aquela conquista é, praticamente, impossível. O que fazer?

Acredite em você

Todas as pessoas são capazes de aprender uma nova língua. Cada uma no seu tempo, na sua velocidade, no seu jeito de aprender e se expressar. Veja cada aprendizado como uma evolução e não foque em experiências negativas. As aulas VIP, individuais ou em dupla com aquela pessoa que você gosta de compartilhar a vida, com um professor exclusivo, podem ajudar ainda mais no reconhecimento das suas necessidades e tirar as travas do meio do caminho. 

Explore seu potencial

Não se restrinja às aulas. Faça acontecer e descubra um jeito só seu de treinar o idioma que você está aprendendo.

– Escolha uma música por semana. Primeiro dia, ouça a música inteira. Depois, escreva-a. No outro dia, cante a música lendo o que você mesmo escreveu. E assim, siga até memorizar e saber pronunciar corretamente todo o vocabulário aprendido. Se estiver com bastante entusiasmo, reserve um dia para usar as palavras aprendidas em outras frases.

– Escolha uma série para assistir e se desafie. Assista um episódio sem legenda (é desesperador no início). Em seguida, veja o mesmo episódio com a legenda no idioma que você está estudando e anote as palavras que você não sabe e aquelas que não conseguiu deduzir pelo contexto. Por último, assista-a novamente sem legenda e perceba a sua evolução. É impagável o prazer que você terá ao longo do tempo depois que se acostumar com a estratégia e entender o novo idioma mais do que você pensa que sabe.

– Treine sozinho em frente ao espelho, deitado na cama, no carro, na caminhada, num espaço só seu. Dance, ria de piadas daquela cultura que você começa a fazer parte e desfrute de cada aprendizado.

– Procure imagens incríveis e intrigantes do país (ou países) falante do idioma dos seus sonhos. Quanto mais você se encantar pela língua, mais motivação você terá para aprendê-la.

Não desista. Destravar a língua é um processo que exige disciplina, foco, determinação e força de vontade. Pense sempre no gatilho que te levou a aprender o novo idioma e interaja com a sua escola na busca por ajuda quando sentir a ponta da desmotivação. O aprendizado de uma nova língua promove realizações pessoais e profissionais que podem mudar sua vida.


Blog da CEC Relacionados

O espanhol é um idioma que tem adquirido expressividade ao longo dos anos, não apenas no Brasil, mas no mundo afora. Além dos artistas e cantores diversos que tem encantado com a sonoridade marcada da língua, os avanços em...
Saiba +
Ser bilíngue é falar dois idiomas (a língua materna e uma outra que seja falada em outros países). Atualmente, considera-se essa uma característica importante para que a pessoa aumente suas oportunidades no mercado de trabalho, mundo dos negócios e...
Saiba +
?>